IMG_0628

Team Building versus Team Bonding

O Teambuilding é, hoje em dia, um termo muito em voga. As organizações começam, de facto, a reconhecer e a valorizar o trabalho em equipa por parte dos seus colaboradores, como uma das componentes fundamentais de um bom desempenho. Há contudo que distinguir as actividades de teambuilding e meras actividades de teambonding.

(…)“O Team Building é, hoje em dia, um termo muito em voga. As organizações começam, de facto, a reconhecer e a valorizar o trabalho em equipa por parte dos seus colaboradores, como uma das componentes fundamentais de um bom desempenho. Há contudo que distinguir as actividades de Team Building e meras actividades de Team Bonding.

Assim sendo, o que significa realmente o Team Building?
Provém da frase inglesa “building a team”, o que traduzido para português nos diz “construindo a equipa”. Podemos considerar Team Building como um processo orientado para um determinado propósito e desenvolvido através de um plano sistematizado, o qual objectiva a criação, manutenção e enriquecimento dos níveis de desenvolvimento de um grupo de indivíduos, no sentido de os transformar numa unidade ou equipa coesa.

Team building é o desenvolvimento progressivo da dinâmica de um grupo de pessoas que trabalham em conjunto, baseando-se aquele em objectivos chave previamente identificados e adaptados a esse mesmo conjunto de pessoas. O desenvolvimento da dinâmica desejada não é algo que se alcance de uma só vez. Ao invés disso, o Team Building funciona através de um conjunto de eventos ou actividades que vão moldando e unindo progressivamente a equipa, no sentido de a fazer evoluir até se alcançarem os resultados e sinergias desejáveis e objectivados.

As actividades de Team Building são de extrema importância para grupos de indivíduos que irão trabalhar em conjunto por um longo período de tempo ou numa série de actividades que exijam trabalhar em equipa com as mesmas pessoas ou outras diferentes, situação exigente em termos de competências interpessoais do profissional no seu relacionamento pessoal e hierárquico com os colegas.

Este tipo de actividades ajudam e encaminham as pessoas no sentido de as fazer entender que se obtêm melhores resultados de forma colectiva do que individualmente. Contribuem também para que os indivíduos vejam os benefícios da colaboração e o efeito de alavanca que pode ser alcançado através dos talentos, experiência e recursos que cada um coloca à disposição da equipa, num claro triunfo da pluralidade e do colectivo sobre a individualidade. Ainda assim, é essencial conseguir-se fazer com que os indivíduos realizem uma apreciação honesta e inteligente do íntimo e natureza daqueles que os rodeiam, quais as suas raízes e por onde têm passado, pois só assim se alcançará um nível superior de relacionamento que nos oferecerá a base necessária para uma melhor relação profissional, originando uma relação “win-win” para todas as partes envolvidas.

Os termos Team Building e Team Bonding encontram-se hoje sob alguma atenção do mercado, sendo, contudo, frequentemente utilizados de forma errada.

Team bonding, não é mais do que um processo envolvendo um grupo de pessoas, o qual objectiva a formação de uma relação chegada e pessoal através de actividades que permitam uma frequente associação e proximidade entre aqueles indivíduos. Bonding (estabelecer laços) é um requisito para o team building, pois temos de nos sentir confortáveis e confiar nos membros da equipa com os quais iremos trabalhar. Ainda assim team bonding é menos formal e estruturado que o team building, sendo o seu principal objectivo permitir que os indivíduos interajam e passem a conhecer-se melhor num âmbito meramente pessoal.

O bonding pode ser alcançado através de actividades tão simples como refeições em conjunto, a prática de um qualquer desporto após o trabalho ou qualquer outro tipo de actividade social com a mesma finalidade.

Nas actividades de bonding não está envolvida a aprendizagem de quaisquer valores, culturas, avaliações ou follow-up’s. O mais importante numa actividade de bonding é socializar e conviver, enquanto que o team building pega nesses laços, os desenvolve e utiliza em prol de uma melhoria do desempenho no plano profissional.” (…)

Posted in Notícias.