motivação e produtividade

Team Building: Motivação e Produtividade

É importante ressalvar que estes objetivos dos eventos de team building, quando bem alcançados, permitem uma dupla vantagem: o reforço da motivação junto dos colaboradores e o aumento da produtividade, na ótica da empresa.

Team Building: motivação e produtividade

O Jornal i publicou, no início deste ano, um artigo baseado num estudo da consultora Vanson Bourne que conclui que a motivação profissional não advém apenas das condições salariais, existindo uma série de outros factores que contribuem para a sensação de bem-estar no emprego – como a flexibilidade, o estilo de liderança das chefias e o espírito de equipa, sendo que este último revela especial importância para a maioria dos profissionais portugueses, independentemente de trabalharem numa empresa de pequena ou grande estrutura.

Atentos a esta realidade, os departamentos de recursos humanos da maioria das empresas têm hoje em dia uma preocupação muito acima da simples contratação e gestão salarial, que até há poucos anos se revelavam as suas principais responsabilidades: o desenvolvimento de ações que garantam a motivação, implementando uma série de ferramentas que vão desde os instrumentos de comunicação interna (como as revistas de empresa) até aos tão impactantes e ansiados eventos de team building. O que é a motivação interna em ambiente profissional?

O paradigma empresarial e profissional é hoje muito diferente daquele que se registava há uma década. As empresas posicionam-se em mercados cada vez mais competitivos e reconhecem que os colaboradores são a chave principal para o seu negócio e para a sua vantagem comercial. Ao mesmo tempo, os profissionais encontram-se cada vez mais informados e exigentes, sabendo que a sua entrega a um negócio – que, na verdade, não é seu – deve ser premiada com factores diversos além da remuneração salarial.

Este tema é tal forma pertinente que são diversos os estudos que comprovam a relação directa que existe entre a motivação e a produtividade. A motivação, tão estudada e considerada pela psicologia, não é mais do que uma condição do organismo que influencia a direcção. Ou seja, é um impulso interno que leva à acção.

No campo profissional, isto prende-se precisamente com o que acabámos de ver: quanto mais motivados, mais os colaboradores produzem resultados.
Dois dos factores que mais parecem influenciar a motivação profissional são a sensação de integração e o espírito de equipa. O primeiro refere-se à capacidade que a empresa tem de envolver os seus colaboradores nas tomadas de decisão, bem como de os manter atempadamente informados acerca de todas as mudanças que ocorrem no seio empresarial e laboral. Já o espírito de equipa envolve a união dos colaboradores, na execução de tarefas, na partilha de responsabilidades e naquilo que pode ser considerado como “bom ambiente” de trabalho. Ainda que pareçam factores fáceis de promover e garantir, a verdade está longe disso. Basta uma pequena falha para que qualquer um deles comprometa a motivação dos colaboradores. Daí a importância de, a par com a restante gestão do negócio e das equipas, as empresas desenvolverem ações e ferramentas, como os eventos de team building, que garantam precisamente esta motivação que trará como fim último o aumento da produtividade.

O que são eventos de team building? Os eventos de team building são acções, realizadas dentro ou fora das instalações da empresa, que permitem estreitar o espírito de equipa em função dos objetivos empresariais. Normalmente, estes eventos envolvem a realização de dinâmicas e actividades de elevado impacto, sendo um momento único para que os colaboradores, ainda que no ambiente profissional e com os colegas do dia-a-dia, consigam assumir uma postura mais descontraída, desenvolvendo, em grupo, competências de caráter motor, intelectual ou artístico.

Em termos gerais, pode dizer-se que os eventos de team building cumprem cinco objetivos principais: – reforçar o espírito de equipa; – descomprimir e libertar da pressão profissional diária; – motivar; – proporcionar novas energias; – combinar atividades criativas e inspiradoras com os objetivos do negócio.

É importante ressalvar que estes objectivos dos eventos de team building, quando bem alcançados, permitem uma dupla vantagem: o reforço da motivação junto dos colaboradores e o aumento da produtividade, na óptica da empresa.

Posted in Notícias.